30 de setembro de 2011

Constituição das sementes (Dicotiledóneas e Monocotiledóneas)

Uma semente é constituída pelo tegumento que a envolve, pelo embrião(futura planta) e pelas reservas.
Na maioria das monocotiledóneas - plantas cujas sementes têm um só cotilédone - as reservas encontram-se fora do cotilédone - sementes com albúmen - , enquanto na maioria das dicotiledoneas - plantas cujas sementes têm dois cotilédones - as reservas estão armazenadas nos cotilédones - sementes sem albúmen.

Sementes Dicotiledóneas

Exemplo: o feijão
Exteriormente, destacam-se: um tegumento bastante espesso, que reveste a semente; o hilo, pequena cicatriz oval deixada pelo pedúnculo, que ligava a semente ao pericarpo(parte que envolve as sementes); o micrópilo - minúsculo orifício situado junto ao hilo, por onde sai a raiz, no decurso da germinação.
Semente
Figura 1 - Feijão
Internamente, observam-se: dois volumosos cotilédones, que armazenam as reservas da semente e os esboços dos futuros órgãos da planta - a radícula(vai corresponder à raiz), o caulículo(vai corresponder ao caule) e a gémula(vai corresponder às folhas).
Semente
Figura 2 - Feijão
Semente
Figura 3 - Esquema do Feijão(exterior)

Sementes Monocotiledóneas

Exemplo: o milho
Destacam-se: a parede, constituída pelo pericarpo e pelo tegumento; o albúmen, de cor amarela(milho), mas esbranquiçada no contacto com o embrião; o embrião formado por um cotilédone, que possui duas expansões, as quais revestem a radícula e a gémula.
Semente
Figura 4 - Milho

FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/semente/semente-3.php

2 comentários: